Ep 36 – Fotografia em época de pandemia

Publicado por


O coronavírus chegou no Brasil, já são mais de 2200 infectados e 47 mortos até o momento. A ordem é seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde, de manter a distância social e ficar em casa de quarentena.

Cada estado tem tomado medidas próprias na tentativa de diminuir o ritmo de contágio, mantendo abertos apenas serviços essenciais, como mercados, farmácias, hospitais, serviços públicos e bancos, entre outros.

Vários eventos foram cancelados ou suspensos, como campeonatos esportivos, shows, apresentações e, claro, isso impactou (e vai impactar ainda por um bom tempo) a economia e o mercado de trabalhadores informais e freelances – entre eles, é claro, os fotógrafos.

Não importa a sua área de atuação, você provavelmente já sentiu os impactos da pandemia. Casamentos adiados, congressos cancelados, lojas que fecharam e por isso suspenderam temporariamente a contratação de fotógrafos, enfim, cada trabalho afetado é um trabalho a menos e, consequentemente, grana a menos no orçamento.

E uma grana que vai fazer falta, principalmente agora, quando a recomendação é guardar um período de quarentena que pode se estender por meses.

Se você é do tipo que faz o seu planejamento e tira uma porcentagem de cada trabalho para criar uma reserva de capital para emergências ou para aqueles períodos que a gente sabe que o volume de trabalho dá uma recuada, você pode estar relativamente mais tranquilo. Mas e a parcela dos fotógrafos que não tem esse resguardo de capital? Como vai fazer para se virar nesse período, ainda mais tendo que assumir custos com os quais não contava, como abastecimento da despensa, farmácia etc?

Confira aqui nesse episódio do Arquivo Raw um bate papo sobre o tema com o convidado André Rodrigues, que escreveu uma série de artigos sobre o assunto.

P.S.: aproveite para ler os artigos do André lá no blog dele: www.andrerodriguesphoto.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s