ROBERT FRANK

Publicado por

Robert Frank nasceu em 9 de novembro de 1924 em Zurique, na Suiça. Conheceu a fotografia aos 12 anos e desde cedo demonstrou um espírito nômade.

Entre 1950 e 1955, já vivendo nos Estados Unidos, trabalhou para diversas revistas de moda, e nos anos de 1955 e 1956, graças a uma Bolsa de estudos Guggenheim, viajou por dois anos pelo país fotografando os muitos estratos da sociedade americana.

De um total de 23 mil imagens registradas durante essa viagem, o próprio Frank escolheu 83, que resultou na edição de um dos livros de maior influência na fotografia americana do pós guerra e motivou gerações de fotógrafos mundo a fora. The Americans foi publicado pela primeira vez em 1958 em Paris, pela Editions Delpire.

Na proposta de mostrar a real imagem americana, Frank percorreu os Estados Unidos de costa à costa, retratando cenas do cotidiano. Na viagem ele descobriu um país que também era sofrido. A desigualdade econômica, o lado trágico do sonho americano e a violência da segregação racial nos estados do sul estão escancarados nas páginas de The Americans.

Ao virar sua câmera para essa realidade, Robert Frank retratou uma nação que ia além da imagem heróica do pós-guerra e dos filmes de Hollywood. 

Hoje o The Americans é considerado por muitos estudiosos de fotolivros e de processo de edição fotográfica como um dos melhores livros de fotografia já editado, tendo influenciado gerações de fotógrafos e documentaristas.

O cineasta

No início dos anos de 1960 Frank deixou a fotografia de lado e passou a se dedicar à produção de filmes. Dentre suas obras, estão Pull My Daisy, Me and My Brother e Cocksucker Blues. Mas como se diz: “o bom filho à casa torna”, em 1972 ele volta a de vez à fotografia, trabalhando em processos de intervenção artística, com fotomontagens, negativos manipulados e polaroides rabiscadas.

Robert Frank morreu aos 94 anos, no dia 10 de setembro de 2019, em Inverness, Nova Scotia, Canadá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s