Entrevista: Leandro Donato

Publicado por

Fotógrafo, palestrante, formador de opinião. A gente bateu um breve papo com Leandro Donato, da Donato Fotografia, para conhecer mais sobre suas inspirações, referências e as dicas que ele pode dar para quem quer começar no mercado de fotografia de casamento.

Foto: Leandro Donato

1 – Quais são os teus fotógrafos referência?
Como trabalho há quase 20 anos com casamentos, já segui muita gente boa, alguns que me ajudaram, inclusive, a montar o meu jeito de fotografar, com uma limpeza estética forte e momentos únicos. Durante este período, as minhas referências foram mudando. Já acompanhei muitos fotógrafos de casamentos internacionais e alguns nacionais, (os amigos: Rafael Benevides, André Mansano, e os gringos: Victor Lax, Ben Chrisman e Suzana Barbera). Mas nos últimos dois anos, passei apenas a acompanhar os fotógrafos de guerra com suas camadas e histórias únicas. “Indico o filme : The Bang Bang Club”.

Foto: Leandro Donato

2 – Como você encara o mercado de casamento, hoje?
O Mercado de casamento vem mudando e se tornando cada dia mais competitivo. Hoje, as informações estão mais acessiveis. Mas nem só de boa fotografia vive um fotógrafo. Vejo um mercado com alguns bons fotógrafos iniciantes, mas sem a preocupação de uma boa administração do seu negócio. É preciso saber calcular um preço justo, que dê a possibilidade de se manter no negócio por longa data. Em meus acompanhamentos, que faço com os fotógrafos que querem mudar seu negócio e sua fotografia, percebo que muitos dos problemas vem da falta de estudo e da má administração. E por isso o mercado passa por um inchaço, com muitos fotógrafos que ficam entre um e dois anos e depois saem  e mudam de área, deixando a fotografia como segundo plano, ou mesmo como diversão.

Foto: Leandro Donato

3 – Qual a dica que você daria a uma pessoa que gostaria de entrar para o mercado de fotografia de casamento?
A grande dica de ouro para quem quer iniciar no mercado de casamento é que faça no mínimo uma planilha de custo. Calcule seus gastos básicos e fixos. Coloque uma margem de lucro e estabeleça um valor justo. Além disso, sempre se manter atualizado, fazendo cursos presenciais, conhecendo pessoas da área e fazendo amigos dentro da fotografia é uma boa dica. Treine muito antes de pegar um casamento. Ele é um sonho e deve ser tratado com muita responsabilidade pelos profissionais que irão fazer parte deste dia único.

Foto: Leandro Donato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s